Especialidades

Adenomas Pituitários

Adenomas pituitários são tumores benígnos localizados na hipófise, a glândula pituitária. A glândula pituitária controla vários hormônios no corpo. Ela é localizada logo abaixo dos nervos ópticos que veiculam a visão. Assim pacientes com adenomas pituitários podem apresentar distúrbios hormonais ou problemas visuais se o tumor tiver crescido o suficiente para causar compressão dos nervos ópticos. O exame de ressonância irá demonstrar a localizaçãoe o tamanho do adenoma e o grau de compressão dos nervos ópticos causado pelo tumor. Testes hormonais e dos campos visuais são também realizados na avaliação de pacientes com adenomas.

Tumores pituitários são divididos em hormonalmente ativos, tumores que secretam ativamente hormônios pituitários e tumores não funcionantes, que não demonstram atividade secretora hormonal. Aproximadamente 20% dos adenomas irá secretar níveis altos do hormônio prolactina. Prolactinomas são tratáveis com medicação e cirurgia é geralmente reservada para casos especiais. Entretanto, a grande maioria dos pacientes com prolactinomas sintomáticos irá necessitar tratamento cirúrgico.

Para pacientes com adenomas pituitários que requeiram cirurgia realizamos uma microcirurgia trans-esfenoidal que acessa o tumor diretamente através de uma das narinas sem deixar cicatriz aparente. Essa cirurgia é realizada conjuntamente com um cirurgião otorrinolaringologista que realiza o acesso através dos seios nasais com o auxílio de endoscopia e o tumor é removido com auxílio do microscópio cirúrgico. A estada no hospital após a cirurgia trans-esfenoidal é de 2 a 3 dias. Os pacientes retornam às suas atividades plenas em 2 a 3 semanas em geral.

Contato

Tel: +55 (19) 3395-8784
E-mail: contato@neurocampinas.com.br

Localização

Rua Avelino Silveira Franco n 149
Sala 320 - 322
Sousas, Campinas-SP

Horario de Atendimento

Segunda a sexta: 8:00 as 21:00 horas
sábado : 8:00 as 12:00 horas.
Criação de Sites Profissionais – em Campinas, São Paulo - SP