Especialidades
Cranioestenoses – Deformidades da Calota Craniana – Plagiocefalia Posicional
Os bebês podem apresentar deformidades dos ossos do crânio e da face já ao nascimento ou desenvolver tais defeitos durante os primeiros meses de vida. A maioria dos casos de deformidade são de causa posicional (Plagiocefalia posicional) e resultam de uma posição viciosa do bebê durante o tempo que permanece no berço, no trocador ou no bebê conforto. O tratamento consiste inicialmente em apenas mudanças de posição do bebê e em alguns casos o uso de capacetes moldadores.
As cranioestenoses são resultantes do fechamento de uma ou mais suturas do crânio, o que resulta em uma deformidade da calota craniana e da face, podendo até restringir o crescimento do cérebro em alguns casos. O tratamento depende da apresentação da cranioestenose, sendo em geral feito por equipe de cirurgiões plásticos e neurocirurgiões, para obtenção dos melhores resultados funcionais e estéticos possíveis.
O diagnóstico diferencial entre uma deformidade posicional e uma cranioestenose verdadeira é realizado com o exame físico e exames radiológicos por neurocirurgião especialista.