Especialidades
Neurinoma do Acústico – Schwanoma vestibular - Neurilenoma
O neurinoma do acústico (Schwanoma vestibular ou neurilemoma) é um tumor benígno com origem no oitavo nervo craniano contido no ouvido interno. Esse nervo possui duas partes distintas, uma associada à transmissão do som e outra que envia informações sobre o equilíbrio do corpo do ouvido interno para o cérebro. Esse nervo juntamente com o nervo facial (VII nervo craniano que é responsável pela motilidade dos músculos da face) passa por um canal ósseo chamado conduto auditivo interno.
Os neurinomas do acústico crescem lentamente ao longo de anos. Embora não invada o tecido cerebral este é deslocado à medida que o tumor cresce. O tumor, ao crescer, geralmente protrai do conduto auditivo interno para a área atrás do osso temporal conhecida com ângulo ponto-cerebelar. Tumores maiores podem acometer outros nervos cranianos ou mesmo comprimir o tronco cerebral, estrutura importante na manutenção de funções vitais e trazer risco à vida se não tratado.
Embora possam ocorrer de maneira hereditária em pacientes portadores de uma doença chamada neurofibromatose (NF2), a maioria dos tumores ocorre de maneira espontânea e sem causa aparente. O sintoma mais comum de apresentação é a perda de audição no lado do tumor, zumbidos e tonturas também podem ocorrer.
O tratamento depende da idade e condição clínica do paciente e pode ser conservador, remoção cirúrgica com auxílio de monitorização eletrofisiológica (principalmente indicada nos casos em que se pretende salvar a audição) e radiocirurgia. A indicação de tratamento deve ser avaliada junto ao neurocirurgião e é individual.